Escrito por: Natália Oliveira e Bruno Braga

Em nosso último artigo, abordamos o processo de tomada de decisões no Nubank. Hoje continuaremos a jornada sobre liderança, falando sobre gestão de equipes.

O papel e a responsabilidade de um líder de equipe no Nubank envolve diversas responsabilidades, como apoiar a definição de resultados de valor, fazer a gestão adequada do tempo e da produtividade de uma equipe, gerenciar dependências, remover obstáculos, apoiar a gestão de projetos, programas e gestão geral sempre que necessário.

Os líderes agregam valor por meio das pessoas que lideram. Assim, entre todas as atribuições do gerente, está também a habilidade de gerir pessoas e, por meio das atribuições descritas acima, facilitar o trabalho das equipes.

Já somos aproximadamente 8 mil Nubankers, organizados em centenas de equipes. A gestão de todos eles tem como foco estimular um sentimento de pertencimento, ambiente seguro e a segurança psicológica, carreira e desenvolvimento de todos os Nubankers.

Gestão de talentos

Na gestão de equipes no Nubank, uma de nossas responsabilidades é construir um ambiente de trabalho que permita que os Nubankers alcancem seu potencial por meio do engajamento. Isso facilita a realização de suas atividades diárias da melhor maneira possível. 

Entendemos esse engajamento como resultado de investimentos tangíveis e intangíveis realizados no ambiente e na cultura organizacional, que, ao impactarem os colaboradores, criam incentivo positivo para que as equipes se superem recorrentemente. 

Esse processo começa com a contratação e desenvolvimento dos talentos ideais para o Nubank. Procuramos criar equipes do tamanho certo e com competências complementares para cada desafio. Desenvolvemos contínua e intencionalmente a diversidade e inclusão nas equipes para aumentar a criatividade na tomada de decisões e na resolução de problemas, representando a nossa diversificada base de clientes.

Um líder de equipe está ativamente envolvido nas atividades diárias da mesma, inspirando pelo exemplo, construindo confiança e promovendo a autonomia em vez de microgerenciar. Eles reconhecem e celebram os esforços da equipe, priorizam atividades de formação de equipe, dedicam tempo ao aprendizado e aprimoramento e mitigam a sobrecarga de trabalho.

Nas equipes de alto desempenho também focamos nos aspectos individuais, entendendo que a motivação coletiva resulta da dedicação pessoal. Isso nos ajuda a criar incentivos, deixando as pessoas satisfeitas com seu trabalho e promovendo um ambiente agradável de equipe.

Esses fatores se manifestam de diversas maneiras:

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Conversas um-a-um (1:1)

Dedicamos tempo para conhecer as pessoas que lideramos e fazê-las sentir que suas necessidades individuais são respeitadas. Para isso, realizamos conversas 1:1 recorrentes, onde podemos abordar assuntos pertinentes à esfera profissional, mas também criando espaço para estabelecer vínculos pessoais. 

Nessas conversas, optamos por ambientes calmos, tranquilos e privados para tratar de assuntos particulares quando necessário. Cada indivíduo que lideramos requer uma visão específica sobre o progresso e os desafios de sua carreira, promovendo comunicação eficaz e confiança.

No Nubank, valorizamos o feedback. Os líderes fornecem e incentivam a troca de feedback, ajudando a desenvolver competências interpessoais e técnicas e apoiando as pessoas a sair das suas zonas de conforto.

As conversas 1:1 são uma parte crucial da nossa cultura aqui no Nubank, pois acreditamos que ao nos conectarmos com as pessoas que lideramos, podemos construir relacionamentos mais fortes e ajudá-los a alcançar seus objetivos profissionais. Além disso, as conversas 1:1 nos dão a oportunidade de compreender as preocupações e desafios de cada pessoa que lideramos. Isso nos permite fornecer a ajuda que eles precisam para prosperar em suas carreiras. Por fim, incentivamos as pessoas que lideramos a partilhar conosco as suas próprias perspectivas, pois acreditamos que isso nos ajuda a crescer e a melhorar como líderes e como organização.

Comemoração de conquistas

Nós nos esforçamos para aumentar o engajamento da equipe, resultando em equipes de alto desempenho, engajadas e saudáveis. O engajamento é crucial para manter os acordos de trabalho e o bem-estar coletivo.

Comemoramos as conquistas, destacando a importância de cada membro da equipe. Reconhecemos pública e pessoalmente um feedback claro que ajuda as pessoas a alcançar resultados excepcionais, saindo de suas zonas de conforto.

Realizamos sessões abertas para que os membros da equipe se reconheçam e endossem os fatores de colaboração percebidos durante a execução de um projeto.

Formação de equipe

As ações intencionais no dia a dia de trabalho visam construir e manter relacionamentos, acordos de trabalho e melhorias na comunicação. Essas práticas ajudam a equipe a se autocoordenar, a reconhecer as habilidades e personalidades de cada um e a desenvolver uma compreensão coletivista. Conexões fortes entre os membros da equipe promovem um sistema de apoio e autonomia em equipe.

Motivar equipes pode parecer fácil, mas não é. Cada pessoa tem desafios diferentes e precisa de constante evolução e motivação.

Ambientes confiáveis

Como líderes de equipe, trabalhamos para criar ambientes de respeito e confiança para todos, sem qualquer preconceito consciente ou inconsciente. Isso permite que as pessoas se sintam confortáveis sendo quem são, sem precisar esconder suas características individuais.

Trabalhar em um ambiente seguro é o ponto de partida para que a equipe sinta que há segurança psicológica para realizar suas tarefas. Isso ajuda a equipe a construir a confiança necessária para assumir riscos, tomar decisões e se sentir parte de um todo.

Além disso, ao criar um ambiente livre de preconceitos, podemos promover a diversidade e a inclusão nas nossas equipes. Ao reconhecer e valorizar as diferenças individuais, podemos incentivar a criatividade e a inovação, uma vez que diferentes perspectivas e pontos de vista contribuem para o desenvolvimento de soluções mais abrangentes e eficazes.

“A segurança psicológica não é um objetivo em si, é um meio para alcançar excelentes resultados.”[1].

O Nubank foi criado com a cultura de um ambiente seguro e confortável para todos. Um dos nossos valores fundamentais desde o começo é a criação intencional de equipes fortes e diversificadas. Nossos processos de contratação, treinamentos e avaliações de desempenho têm como foco atrair e manter pessoas que compartilham desses valores. 

Amy Edmondson [1] descreve segurança psicológica como a crença de que ninguém será punido ou humilhado por compartilhar ideias, dúvidas, preocupações ou erros, e que “equipes psicologicamente seguras são tipicamente caracterizadas pela confiança interpessoal e pelo respeito mútuo, nas quais as pessoas se sentem confortáveis sendo elas mesmas” [1]. 

“Sem confiança ninguém se sente seguro para ser vulnerável.” [1].

Diariamente, líderes e equipes são responsáveis por estabelecer formas de alcançar um ambiente psicologicamente seguro. Algumas destas práticas são:

  • normalizamos a vulnerabilidade das pessoas;
  • incentivamos a colaboração;
  • criamos e incentivamos uma cultura de tolerância ao erro;
  • encorajamos a comunicação empática e não violenta;
  • trabalhamos para ser exemplos de ouvintes ativos;
  • pedimos, damos e incentivamos a troca frequente de feedback;

o líder tem que focar em garantir que toda a equipe tenha voz e se sinta confortável em opinar e, principalmente, em cometer erros, sabendo que não serão condenados por isso. Portanto, temos opiniões e visões diferentes sobre o mesmo assunto, alcançando melhores resultados ao tentar resolver problemas que acontecem no dia a dia.  

Carreira e desenvolvimento

Outro aspecto da gestão de pessoal no Nubank é facilitar o desenvolvimento de carreira. Isto envolve identificar os pontos fortes individuais, apoiar o seu domínio, identificar oportunidades de desenvolvimento e ajudar na criação de planos para transformá-los em fortalezas.

Os líderes incentivam e apoiam este processo de várias maneiras, tais como a utilização de matrizes de desenvolvimento para listar e observar os pontos fortes, desenvolver oportunidades e criar planos de ação tangíveis para alcançá-los. Isto está frequentemente associado a ciclos de desempenho institucional, acelerando o crescimento individual e melhorando os resultados.

Os líderes de equipe são responsáveis por identificar e definir desafios apropriados para cada membro da equipe em cada fase da sua carreira, equilibrando a motivação com as possibilidades existentes em cada equipe e alinhando-as com as expectativas da função e as oportunidades de habilidades mapeadas.

Conclusão

Gostamos de usar conversas um a um para comunicar visões em evolução, oportunidades de verificar a adequação e fornecer feedback claro e rico.

Resumindo, no Nubank valorizamos muito o desenvolvimento e crescimento profissional das pessoas que lideramos. Acreditamos que identificar os pontos fortes de cada pessoa e ajudá-los a serem mais fortes é a chave para construir equipes de alto desempenho e criar uma cultura de aprendizagem constante. Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, mas temos o compromisso de fornecer as ferramentas e o suporte necessários para ajudar as pessoas que lideramos a atingir seu pleno potencial. 

Nossas equipes são a base do nosso sucesso. É por isso que dedicamos tantos esforços dos nossos líderes para fortalecer e apoiar equipes para nos ajudar na nossa missão principal de desafiar o status quo. Fazemos isso de forma sustentável, para que o sucesso individual e coletivo se reflita no sucesso institucional e se mantenha em longo prazo.

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